Como fazer perfume? A resposta para essa pergunta não é tão simples, pois é necessário aprender uma série de técnicas de composição, testes, estudos, normas de segurança e qualidade, conhecimento de matéria-prima, entre muitas outras questões do universo da perfumaria.
Se você deseja entender qual caminho seguir para criar verdadeiras obras de arte perfumadas, está no artigo certo!
Eu sou Angélica Flores, perfumista brasileira que reside na França e é pioneira na Alta Perfumaria Natural no Brasil, e hoje vou te contar um pouco sobre o que é preciso para ingressar no mundo da perfumaria e entender sobre como fazer perfume.
Talvez algumas pessoas busquem o termo “como fazer perfume” esperando encontrar receitas prontas na internet. Porém, a confecção de uma fragrância vai muito além de seguir um passo a passo.
Primeiramente, a criação de um perfume de maneira amadora em casa, que tem como objetivo a comercialização, é uma prática proibida pela Anvisa.
Perfumes, seja de uso pessoal ou de ambientes, são o tipo de produto que deve seguir uma série de normas rígidas de segurança e qualidade, além de que deve ser produzido em laboratório ou ateliês especializados em perfumaria, para que a venda possa ser regulamentada e segura para todos – desde quem produz, até chegar ao cliente final.
Até mesmo a criação amadora de perfume para uso pessoal é algo muito perigoso. Mesmo na área da Alta Perfumaria Natural, que trabalha com essências naturais – ou seja, não sintéticas -, caso seja utilizada a concentração errada dos ingredientes pode desencadear alergias e queimaduras pelo excesso e manuseio errôneo dos insumos.
Portanto, é preciso muito cuidado ao seguir receitas que são disponibilizadas na internet sem acompanhamento de um profissional especialista.
Existem alguns livros escritos por verdadeiros profissionais que possuem algumas receitas que você pode reproduzir em casa, como o livro A Arte da Perfumaria Natural de Nicolas de Barry, mas jamais comercializar, pois essa é uma prática proibida.
O perfume é o produto final para uso que, de maneira geral, costuma ser uma combinação da fragrância (união das extratos naturais que são o cheiro do perfume), com álcool específico para a perfumaria, entre outros ingredientes que variam muito.
A criação da fragrância é feita com a união de diferentes essências. Porém, não basta apenas misturar os óleos essenciais que você gosta e está pronto, pois se fosse assim muitas matérias-primas seriam desperdiçadas. É preciso entender várias técnicas de composição para começar criando acordes harmônicos, até chegar nos testes finais das fragrâncias.
Depois de criar as combinações, é preciso deixar a mistura maturando, na maioria das vezes, no mínimo um mês para que possa ser finalizada.
A arte de como fazer perfume exige muito conhecimento, estudo e dedicação. Criar perfumes é muito mais que misturar ingredientes, reproduzir receitas ou trabalhar com bases prontas.
Um dos primeiros passos é estudar a história dos perfumes, pois é impossível criar algo novo sem conhecer suas origens e saber o que já foi desenvolvido.
A pirâmide olfativa é o que estrutura a criação dos perfumes e é constituída por:
Uma fragrância precisa unir essências das três etapas da pirâmide olfativa de maneira harmônica. Porém, não é tão simples assim, pois há uma infinidade de essências naturais com características olfativas e sensoriais únicas. Por isso, é tão importante conhecer as matérias-primas a fundo!
Se você deseja conferir na prática uma receita simples de como fazer perfume instruída por uma perfumista, confira esta receita da Água da Rainha da Hungria que é 100% natural.
Há uma lenda que graças a receita dessa colônia, a Rainha da Hungria recuperou sua jovialidade e força. Esse perfume se popularizou no final do século XVII, mas eu propus uma receita exclusiva e 100% natural mais simples para quem está iniciando na perfumaria.
Você percebeu que para entender como fazer perfume é preciso muito estudo, prática e foco, não é mesmo?! Mas se você deseja ingressar no universo da Alta Perfumaria Natural, seja para criar suas fragrâncias no futuro, apenas para conhecer a área, se tornar um apreciador de perfumes, entre outras razões, você pode buscar por cursos lecionados por perfumistas especializados com anos de carreira.
A arte da perfumaria é milenar e costuma ser passada de mestre para aprendiz, ou seja, um perfumista com muitos anos de experiência transmite seu conhecimento para as pessoas que desejam entrar nesse mundo dos perfumes.