Giovanna tem alma empreendedora desde a infância, está à frente de uma marca de perfumes de nicho, é aluna da primeira turma da Formação em Alta Perfumaria Natural da Escola Angélica Flores Natural Perfumery, e tem uma jornada linda de autoconhecimento e propósito que você precisa conhecer!
Os encontros com o empreendedorismo
Todo perfumista independente se encontra com o empreendedorismo em algum momento. No caso da Giovanna, esse encontro aconteceu muito antes da perfumaria chegar na sua vida, pois a força de empreender é algo que a acompanha desde a infância.
Logo no seu primeiro contato com o empreendedorismo, Giovanna ficou tão fascinada que, mesmo sendo tão cedo, teve certeza que era o que queria fazer por toda a vida.
“Comecei aos 6 anos fazendo colares de miçanga. Aos sábados, meus pais me levavam a uma loja de aviamentos no centro da cidade onde eu comprava todo material de miçangas, fechos e fios de nylon. Eu ia embora para casa super empolgada para desenvolver minhas criações. Tinha de todas as cores e estilos, mas como eu era apenas uma criança, saía pelo prédio batendo na porta dos vizinhos e oferecendo os produtos. O máximo que eu chegava era na banca de jornais e revistas, que ficava a um quarteirão da minha casa,” conta Giovanna.
Aos 14 anos, Giovanna se uniu com uma amiga para vender calças de ginástica. Descobriu uma costureira parceira, ia até a loja de malha, escolhia os tecidos, criava o modelo das calças e, por fim, a costureira executava. A venda das calças era uma extensão das miçangas: Giovanna e sua amiga saiam pela vizinhança e pela cidade para vender suas peças de roupa.
A essa altura, já era possível notar que o esforço e o interesse por empreender não era algo passageiro. Então, aos 16, Giovanna ingressou em uma escola de empreendedorismos que unia as matérias da escola com disciplinas de administração e marketing. Foram os estudos que confirmaram que esse era o caminho certo. A Giovanna nos conta que “era muito apaixonada em tudo. Amava e curtia tudo. Em todos os concursos que participava, ganhava o prêmio do projeto escolhido pelos professores e empresários da cidade.”
Uma jornada de autoconhecimento que a levou até a perfumaria natural
“Aos 18 anos, fui diagnosticada com depressão e anorexia nervosa. Entrei nesse momento, em uma fase escura e deserta da minha vida. Foi muito difícil. Tinha altos e baixos. Melhorava com ajuda de medicamento, mas, logo por qualquer motivo externo, tudo ia por água abaixo. E com isso, decidi por uma necessidade emocional minha entrar na psicologia. Me aprofundei na busca de autoconhecimento, outra paixão que tenho desde pequena e sempre fui muito curiosa. Então, eu parti pela primeira vez à Índia. Quando cheguei me lembro de ter sido completamente hipnotizada pelo perfume de rosa e do outro lado, pelo sândalo,” relata Giovanna.
Nas palavras de Giovanna, “tratei a depressão por 6 anos com muitos remédios mas para mim não adiantou porque eu precisava entender o que a depressão veio me mostrar. Entendi que a escolha era minha, a força estava dentro de mim e somente eu e mais ninguém poderia me iluminar novamente e trazer vida para meus dias. E através de muito trabalho de autoconhecimento, terapia, terapias alternativas, consegui me limpar e nunca mais precisei tomar remédios para depressão. Embora muitos médicos dizem e se preocupam dizendo que depressão não tem cura e que quem tem uma vez precisa ser medicada para sempre, comigo teve cura e mais, foi uma grande oportunidade em minha vida de transformação. Foi um presente poder vivenciar e passar por momentos tão profundos e preciosos dentro de mim, pude me conhecer em lugares que jamais entraria e trazer luz a toda escuridão.”
Giovanna finalizou a faculdade de psicologia com seu TCC, teorizando a depressão vista como uma emergência espiritual. Fez pós-graduação em Psicologia Transpessoal e Holística. Em seguida, se formou em Aromaterapia.
O nascimento da AYU, marca de perfumaria de nicho
No início da pandemia, após perder sua avó materna – uma pessoa extremamente querida, que sempre foi como uma segunda mãe para Giovanna – e em meio a uma meditação, surgiu a AYU.
A palavra “AYU” significa VIDA em sânscrito, mas além desse significado grandioso, também representa a assinatura dos avós maternos de Giovanna: VILVIO E DALVA, que quando namorados assinavam VIDA.
Giovana conta que sua vida se transformou, “a AYU é um filho gerado sem planejamento nenhum, mas que me foi dado como um grande presente”. Em maio de 2023, a marca completa três anos de vida. Hoje tenho muita alegria em olhar para o primeiro dia, primeiro produto, enfim, primeiros passos e ver como evoluímos. Sem dúvida, a vida é uma constante em aprendizado, mas acho que é super importante olhar para trás e ver tudo que foi conquistado com dedicação, estudo e muita paixão para vibrar por isso. Não deixar de se emocionar com nossas conquistas. E como faço parte de tudo dentro da AYU, sigo sendo uma empreendedora apaixonada e que vibra com absolutamente todas as conquistas, desde as menores até aquelas que sonhamos quando criança e que quando são realizadas a gente dá até risada achando que é uma pegadinha de Deus.”
Giovanna e a Alta Perfumaria Natural
Nas palavras dela, “o ponto de virada foi o curso de Alta Perfumaria Natural que, antes de entrar fiquei muito em dúvida se deveria ou não pelo investimento, mas algo dentro de mim sabia que seria uma grande virada. Está sendo maravilhoso aprender com dois grandes mestres da Alta Perfumaria Natural, Nicolas de Barry e Angélica Flores.”
“Vejo uma Ayu antes e uma depois do Curso. Posso dizer que antes tudo era feito a partir de vontade, curiosidade e estudo. Porém, hoje tudo mudou. A Ayu amadureceu e cresceu com tantos ensinamentos de técnicas, práticas, testes e tecnologia aplicada dentro da Alta Perfumaria.”

“Ter a oportunidade de conhecer inúmeras matérias-primas únicas, raras e exclusivas é maravilhoso e sem dúvida abre nossa mente para a perfumaria mundial. É como se estudássemos história pelo livro e viajando. Claro que viajando temos mais a experiência e vivência real. E esse curso me proporciona isso, conhecer e experimentar matérias-primas que talvez a maioria das pessoas só ouviram falar. Sentir o perfume do OUD, da ÍRIS, OSMANTHUS entre outros, é como mergulhar a épocas, cenários e histórias extraordinárias que nossa criatividade nos leva.”
“Hoje, depois de anos de busca incessante, sinto que consegui unir todas as minhas paixões em uma profissão. A arte de criar perfumes únicos e exclusivos seja para uso pessoal, de ambiente ou até criar uma assinatura olfativa para uma empresa, marca, casa ou evento é maravilhoso. Vejo e sinto que hoje ninguém busca apenas por um produto, mas por uma experiência completa e sensorial. Trabalhar sentindo e criando perfumes, poder perfumar a história de alguém, empreender, criar, tudo isso me fascina e traz cores, brilho ao meu cotidiano.”