As flores brancas são lindas e transmitem paz, tranquilidade e elegância – mas na perfumaria elas representam muito mais do que isso!
Na perfumaria as flores brancas são clássicas, mas cada espécie é trabalhada de maneira diferente a fim de explorar suas particularidades e gerar perfumes únicos e diferentes.
Tipos de flores brancas na perfumaria
- Existem as flores brancas suaves e frescas, como a néroli;
- As com notas mais quentes e exóticas, como a luxuosa e conhecida ylang ylang;
- As notas mais apulentas, como a Angélica Tuberosa;
- As com notas mais raras e sofisticadas, como a Jasmim Sambac.
Principais flores brancas na perfumaria
Selecionamos seis tipos de flores brancas importantes na perfumaria para entender um pouco mais sobre cada uma, são elas: jasmim sambac, jasmim grandiflorum, néroli, tuberosa, ylang ylang extra e ylang ylang III.
Jasmim sambac
Jasmim sambac, conhecido também por jasmim-árabe ou sampaguita, é uma espécie de planta com flor da família Oleaceae cultivada em todas as regiões subtropicais e temperadas.
Possui cheiro frutado, profundo, intenso, lembra fruta madura e tem um toque floral embriagante e ao mesmo tempo ensolarado, que pode parecer semelhante à flor de laranjeira.
Jasmim grandiflorum
Existe a grandiflorum da índia, do Egito e da França. A do Egito é mais floral, a da Índia mais frutada e a da França mais profunda, intensa e aveludada.
Néroli
A essência de Néroli é extraída das flores da laranjeira amarga. O cheiro da Néroli é cítrico, doce, floral e suave. Transmite a sensação de um dia de verão e possui notas bem tônicas, revigorantes e se harmoniza bem com praticamente todas as flores.
Tuberosa
A Tuberosa, conhecida popularmente no Brasil como Angélica, xará da nossa perfumista Angélica Flores, é muito cultivada na França hoje em dia, mas também pode ter sua origem de outros países como o Egito.
A tuberosa é o que tem de mais opulenta na perfumaria, também uma das mais raras e preciosas. Ela é intensa e uma das florais mais sensuais ao lado do ylang.
Ylang Ylang extra
Floral, doce, ensolarado, exótico, frutado, quente, picante. Perfumaria fina, perfumes de luxo.
Ylang ylang III
Tom mais verde e muito intenso, costuma ser destinado à fragrâncias de perfumes convencionais, de ambiente, velas e sabonetes.
Existe o Ylang Ylang III de Comores, que é mais frutado e lenhoso, e também os de Madagascar ou Indonésia, que são mais frescos, verdes e florais.
O cheiro da flor é diferente o da essência
Lembrando que é importante não confundir o cheiro da flor com o da essência. Por exemplo, quando sentimos o cheiro de um jasmim, sentimos apenas o cheiro de uma única flor. Quando sentimos a essência natural de jasmim, nosso olfato está lidando com uma grande quantidade da flor que foi utilizada para produzir a essência natural absoluta que é usada na Perfumaria Natural…
Importante!
As flores aqui listadas não são as únicas flores brancas utilizadas na perfumaria. Existem outras que também são muito importantes em nosso estudo de Alta Perfumaria Natural.
Explore mais os ingredientes da Perfumaria Natural
Quer entender mais sobre os ingredientes incríveis da Perfumaria Natural? Te convido a conhecer a Experiência Olfativa e os cursos da Angélica Flores Natural Perfumery e se tornar um aprendiz desse universo encantador da Alta Perfumaria.